quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SUJEIRA PODE PROVOCAR DOENÇA EM SEU CONDOMÍNIO.



Humm... que cheirinho bom!!! E ambiente cheiroso é sinônimo de ambiente limpo?
Nem sempre. Mas o recurso mais importante para se garantir um padrão ideal de limpeza dentro de um condomínio é o ser humano. E quem tem essa responsabilidade precisa ser treinado, preparado e atualizado com as inovações do mercado, em termos de produtos e procedimentos operacionais de higienização.
Outro recurso importante é a definição dos produtos, para que se trabalhe com os mais adequados. A união desses dois fatores é, sem dúvida, a maior arma contra os inimigos invisíveis, que se instalam nos poros dos pisos, cantos, vasos e plantas, paredes, tapetes, corrimãos, elevadores, luminárias, quadros, etc.
Em um condomínio, tendo-se ou não uma empresa terceirizada responsável pela limpeza, é fundamental que os profissionais diretamente ligados a manutenção do prédio tenham a orientação e o treinamento adequado, pois precisam saber como trabalhar para preservar a saúde e o patrimônio dos condôminos. Da mesma forma, é muito importante que os administradores e síndicos dos condomínios tenham esses esclarecimentos, para uma melhor conscientização sobre a importância do processo. Afinal, tudo sofre transformação, até os microorganismos, que podem se tornar cada vez mais resistentes a determinados produtos.
Alguns pequenos cuidados com a limpeza podem contribuir, e muito, para o aprimoramento das condições gerais do condomínio. E temos como exemplo disso a eliminação das águas paradas(cuidado com a dengue) e escolha correta de produtos para limpar pátios, desinfetar lixeiras e lavar garagens. Mais, na limpeza interna dos prédios pode se evitar um grande vilão chamado ácaro, que vive muito bem na poeira e causa uma série de problemas em pessoas com sensibilidade alérgica. E eles adoram tapetes, carpetes, cortinas e os sofás dos halls de entrada. Temos também os fungos, grandes causadores de irritação na pele e vias respiratórias, e que tem como grandes aliados os vasos que adornam os prédios.
Novamente aqui ressaltamos a importância de se contar com boas informações sobre os produtos utilizados na limpeza dos prédios. E é bom também lembrar que esses químicos devem ser sempre que possível neutros e com suave fragrância, tendo que estar obrigatoriamente registrados na Vigilância Sanitária, para segurança dos próprios usuários e para que o condomínio não tenha depois problemas com reclamatórias trabalhistas.
Na maioria das vezes os síndicos optam pelo produto mais barato para uma determinada finalidade, ou produtos de supermercado, com a intenção de economizar e agilizar as compras. Enfatizamos, no entanto, que a limpeza de um condomínio é muito diferente da limpeza doméstica. Em nossas casas, os usuários são sempre conhecidos. Já em um condomínio, circula um número muito maior de pessoas (condôminos, visitas, prestadores de serviços) e até mesmo animais. Assim, a diversidade de sujeiras e os índices de contaminação são muito maiores, razão da necessidade de produtos eficientes. Também ainda encontramos muito desconhecimento sobre o uso correto dos químicos de limpeza, e nos deparamos com métodos ultrapassados e ineficientes, que além de não higienizarem danificam as superfícies por serem impróprios.
Tem-se hoje no mercado produtos com altíssima tecnologia que são completamente desconhecidos do público que gerencia condomínios. Chamamos também a atenção daqueles que se utilizam de empresas terceirizadas por acreditarem estar assim delegando a administração de pessoas e materiais sendo que muitas vezes desconhecem a qualificação destes e a procedência dos produtos utilizados.
O síndico e todo o cidadão tem o direito e o dever, de exigir essas informações dos prestadores de serviço. Ao receber um fornecedor de produtos químicos em seu condomínio, busque credibilidade e solicite os laudos de validação dos mesmos junto aos órgãos competentes. Desta forma, garantimos através da limpeza, que precisa ser realizada, uma maior qualidade de vida para todos e um maior cuidado com o meio ambiente

Nenhum comentário: